Segundo o relatório anual de mercado dos Esports, da Newzoo, a audiência nos esportes eletrônicos será de quase meio bilhão de pessoas em 2020. Os dados e estimativas são baseados no crescimento dos últimos anos, além dos dados coletados em fevereiro deste ano.
Ainda de acordo com o documento, o número de entusiastas dos Esports aumenta 25 milhões por ano, desde 2018, chegando a 223 milhões de adeptos nesta temporada. Outro número que também cresceu foi o de audiencia casual, que passou de 245 milhões no ano passado para 272 milhões neste ano, totalizando 495 milhões de espectadores em 2020.
Outro dado que chama atenção é o número de pessoas que tem ciência dos Esports. Atualmente, cerca de duas bilhões de pessoas já ouviram falar de alguma forma dos esportes eletrônicos, mais especificamente 1.95 bi. A China, país mais populoso do mundo, é grande responsável por esse número, comportando nada menos que 530 milhões de pessoas neste tópico.
Os números estão em constante crescimento em mercados emergentes, como América Latina, Oriente Médio e África, além do Sudeste Asiático. Muito por conta do investimento em infraestrutura de TI, aliado a grandes títulos mobile, como PUBG Mobile e Free Fire.
“Globalmente, o aumento da popularidade de jogos mobile é um grande fator contribuinte, assim como o apelo dos gêneros FPS, Battle Royale e MOBA”, afirma o documento.
Um dos maiores torneios de Esports do Brasil, o CBLoL, foi o quarto campeonato de League of Legends mais assistido do mundo na segunda etapa de 2019, com 315 mil espectadores.
Outra modalidade bastante popular no Brasil, o Free Fire, também chamou atenção com seus números de audiência no ano passado. O Mundial e Pro League do país foram os eventos mais assistidos da história do Youtube Brasil, com mais de um milhão de espectadores ao todo.