A Prefeitura de Santos recebeu, nesta terça-feira (26), dois mil protetores faciais. Os equipamentos de proteção individual serão encaminhados, nos próximos dias, para as unidades de saúde de Santos. Elas serão distribuidas a profissionais que atuam no combate a Covid-19.
Os protetores foram enviados pela Lions Club International Foundation, entidade representada pela equipe do Lions Clube de São Vicente. A doação foi entregue no Salão Nobre do Paço Municipal, diretamente ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
Os dispositivos foram confeccionados na oficina da instituição, onde são elaboradas próteses de membros superiores para amputados.
Cada protetor facial leva cerca de oito minutos para ser produzido. A haste que fica rente à testa é feita em impressoras 3D, a partir de um material chamado pet g (plástico da garrafa PET acrescido de glicol). À esta haste, é colada uma folha de acetato tamanho A4 com as bordas cortadas de forma arredondada. Por fim, essa folha é perfurada e aplicado a ela um elástico para a fixação do equipamento à cabeça.
O equipamento pode ser higienizado com álcool em gel 70% ou água sanitária e a folha de acetato pode ser substituída quando necessário.
Ao todo, o Lions Club International Foundation entregará 9.200 protetores faciais para os municípios da Baixada Santista.
FONTE: A TRIBUNA