A Secretaria de Saúde de Santos, no litoral de São Paulo, prorrogou por mais um dia os testes da Covid-19, em sistema drive-thru montado na Arena Santos. Moradores da cidade podem comparecer das 8h às 14h desta quinta-feira (4), levando documento com foto e de comprovante de endereço, e os profissionais de serviços essenciais podem fazer os testes rápidos disponibilizados no local.
O sistema montado na Avenida Rangel Pestana, 184, bairro Vila Mathias, bateu novo recorde de testes realizados nesta quarta-feira (3). Ao todo, 2.643 pessoas fizeram testes rápidos, com 132 resultados positivos, 5% do número de testes.
Moradores que receberam a notícia do resultado positivo passaram pela coleta de secreções do nariz e da garganta para a realização do RT-PCR, exame de caráter confirmatório. Desde o último sábado, dia 30 de maio, já foram realizados 9.541 testes rápidos, com 511 positivos, no centro de testagens da Covid-19.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, a testagem foi prorrogada em virtude da paralisação do serviço na última terça-feira por causa do mau tempo e para atender a população por cinco dias, como inicialmente previsto.
Desde o início da pandemia, a rede municipal de saúde de Santos já realizou mais de 37 mil testes, entre o modelo rápido e o laboratorial RT-PCR. A realização de testagens em massa é uma das estratégias adotadas pelo município para conhecer melhor a extensão da doença em seu território.
No último sábado (30) foram 117 casos positivos em seis horas de testes realizados na arena. Filas de quase um quilômetro foram registradas pela reportagem nas ruas de Santos.
Ao chegar na Arena Santos, o morador é recepcionado por uma equipe para fazer o cadastro com documento com foto e comprovante de residência, medição da temperatura com termômetro de testa a laser e da oxigenação do sangue com oxímetro. A pessoa ainda deve fazer um breve relato sobre o seu estado de saúde.
Depois, o morador segue para o teste rápido, com a coleta do sangue do dedo anelar. Após 15 minutos, a pessoa recebe o resultado do teste rápido. Em caso positivo, segue para a coleta de secreção das mucosas nasais e da faringe para o exame laboratorial RT-PCR. Após cerca de três dias úteis, o resultado do exame é encaminhado para a policlínica de referência do bairro em que a pessoa mora.
FONTE: G1