Santos ganhará uma nova Vila Criativa, no bairro de Aparecida, graças a uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão destinada pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PSL). A assinatura do convênio da construção da Vila Criativa dos Andradas acontece nesta quinta-feira (31), na Prefeitura de Santos, às 09 horas. Na ocasião, o deputado e o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, assinam o termo que dará início às obras.
As Vilas Criativas são centros culturais instalados nos bairros de maior vulnerabilidade social (aqueles que têm o menor Índice de Desenvolvimento Humano) e oferecem qualificação profissional, atividades culturais, esportivas e de convívio social, fortalecendo as capacidades sociais, civis e políticas de grupos menos favorecidos. “Por meio destes projetos nós estimulamos crianças, jovens e adultos que estão muitas vezes à margem da sociedade a consumirem cultura, desenvolverem sua socialização, empreendedorismo e a se qualificarem profissionalmente”, explica o Tenente Coimbra.
O deputado destaca a importância das Vilas Criativas na geração de renda e emprego. “As atividades desenvolvidas podem, inclusive, criar oportunidades de emprego e auxiliar na geração de renda às famílias, além de ocupar o tempo dos jovens, afastando o risco da criminalidade”.
A nova unidade se localizará na Rua Almirante Ernesto de Melo Júnior, 150, no bairro de Aparecida, e será a oitava do município santista, que já conta com as Vilas Criativas Mercado, Vila Nova, Zona Noroeste, Vila Progresso, Nova Cintra, Caruara, Penha, além de uma Ecofábrica.
Será construído um galpão multiuso no local em que atualmente há uma quadra aberta aos fundos do prédio da Unidade Municipal de Ensino (UME) Andradas. A UME é uma escola que atende alunos do Berçário ao Ensino Fundamental I e faz parte do primeiro Complexo Educacional com Gestão Compartilhada no Estado de São Paulo. Neste novo espaço serão oferecidas atividades tanto aos alunos da escola, como para toda a comunidade. A Vila contará com sala de dança, sala de jogos e cozinha industrial.
As Vilas Criativas utilizam do conceito de Economia Criativa, que foi criado para nomear conjuntos de negócio ou gestão que se baseiam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual e cultural das pessoas, gerando assim valor econômico a partir do trabalho e renda.
A primeira unidade de uma Vila Criativa no município foi criada em 2015. “Desde então o conceito se ampliou e o número de unidades cresceu, auxiliando a população a se inserir no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, desenvolver sua cidadania”, pontua o parlamentar.
A cidade de Santos foi reconhecida como a 5ª melhor cidade para se fazer negócios na 6ª Edição do Ranking Melhores Cidades para fazer Negócios, divulgada pela edição 1195 da Revista Exame, neste mês de outubro. “Com a expansão das Vilas Criativas, a prefeitura estimula ainda mais os moradores a gerarem renda e a promoverem o desenvolvimento local”, avalia o deputado estadual.
FONTE: DIÁRIO DO LITORAL