O Hospital Guilherme Álvaro (HGA) inaugurou no dia 11 de Agosto, o Serviço de Cirurgia Bariátrica que será referência SUS para os pacientes da Baixada Santista.
São candidatos a esse procedimento os pacientes considerados obesos graves ou obesos mórbidos que, por definição, são os indivíduos que tem um IMC > 40 ou IMC > 35 associado a alguma doença, entre elas pressão alta, diabetes e gordura no fígado, entre outras.
A diretora do Hospital Guilherme Álvaro e também coordenadora do serviço, Dra. Mônica Mazzurana, ressalta que “a abertura desse serviço pelo SUS é a realização de um sonho e que está muito feliz em poder oferecer esse serviço para a população SUS da Baixada Santista pois conhece o quanto a vida das pessoas é impactada positivamente por essa cirurgia.”
Para o desenvolvimento desse serviço, o HGA contou com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que acolheu como prioritário esse serviço e fez os investimentos necessários para reformas e equipamentos que são necessários para realização dessa cirurgia. Além disso, o hospital contou com apoio do Deputado Estadual Tenente Coimbra que compreendeu a relevância do problema e a necessidade regional e destinou duas emendas parlamentares para aquisição dos insumos necessários para realização da cirurgia, o que certamente acelerou a abertura do serviço.
Dra Mônica ressalta que “o apoio de deputados com a destinação de emendas parlamentares ao HGA tem sido fundamental para acelerar o desenvolvimento de serviços inexistentes na região, ampliando o acesso a população e atendendo aos pacientes que precisam, afinal de contas essa é a função prioritária de qualquer hospital público”.
Os pacientes SUS candidatos a essa cirurgia deverão procurar as unidades básicas de saúde do seu município para iniciarem o protocolo de preparo e serem encaminhados ao HGA para cirurgia.
Matéria original: Diário do Litoral