O pequeno Matheus Lima Ribeiro, de seis anos, teve o sonho realizado ao ver o mar pela primeira vez em Guarujá, no litoral de São Paulo. Diagnosticado com um tumor inoperável no tronco cerebral, o menino teve a oportunidade graças à união das Guardas Municipais de Guarujá e Indaiatuba, no interior do Estado.
Em entrevista ao G1 neste sábado (22), a mãe do menino, Jéssica Lima, contou que o filho sempre quis ser policial. No início de janeiro, ele passeava com a família por Indaiatuba, cidade em que mora, quando teve a chance de conhecer os guardas municipais da cidade.
Foi assim que ele realizou o primeiro sonho, que era andar de viatura e brincar com o Grupamento do Canil Municipal. Durante o trajeto, ele contou aos agentes que também sonhava fazer outra coisa: conhecer a praia.
Segundo conta a mãe, ao saberem do desejo da criança, os guardas iniciaram uma ação social e divulgaram a foto do menino. Após a iniciativa, um comerciante local custeou o transporte e a estadia da família em Guarujá. Os agentes então entraram em contato com a GCM da cidade litorânea e combinaram um passeio especial para Matheus.
No dia 16 (domingo), ele chegou na Praia da Enseado, onde ele e a família foram recepcionados pelos guardas municipais. Na data, o guarda municipal, Fábio Pirani, conta que foi organizada uma programação especial para criança.
“Assim que nos acionaram e contaram a história dele, ficamos muito felizes em ajudar. Foi uma sensação gratificante. Quando ele viu a viatura, viu os cachorros do nosso Canil Municipal, ficou super feliz. Mostramos tudo para ele. Fizemos um passeio pela praia e explicamos como funcionava a patrulha. Ele andou de quadriciclo na praia, conheceu um pouco de tudo”, conta o GCM.
A equipe da Guarda Municipal passou cerca de uma hora com o garotinho. “Foi algo fora da rotina e especial, um momento único. O médico já afirmou para a mãe que o estado dele é delicado e ficamos felizes em saber que participamos da realização de um sonho dele. Tentamos conter as lágrimas, mas não deu, todos ficaram emocionados. O Matheus é uma criança de coração enorme, muito sorridente, e alegre. Foi um dia diferente para todos nós”, finaliza Pirani.
Conforme conta a mãe do menino, Matheus recebeu o diagnóstico em setembro de 2019, após ela levá-lo ao médico, por notar que o filho estava ficando vesgo e tendo dificuldades para andar.
“A médica falou que o tumor cerebral dele era muito difícil de curar, mas que iria tentar. Ele fez radioterapia e quimioterapia por muito tempo. Era muito ativo, gostava de jogar bola, de correr, de andar de bicicleta. Agora tem um lado do rosto paralisado, está perdendo os movimentos e não tem equilíbrio devido a doença”, relata.
Após alguns meses de tratamento, Jéssica recebeu a notícia de que o câncer do filho havia piorado. “A médica falou que tínhamos duas opções, ou parava o tratamento e deixava ele aproveitar o tempo de vida, ou fazia uma quimioterapia por semana para tentar aumentar o tempo de vida dele, mas sabendo que ele ficaria mais tempo internado do que em casa, e ainda sim, sem a certeza que a poderia viver por muitos mais anos”, conta.
Jéssica afirma que deixou o emprego para realizar os sonhos do filho. “Estamos tentando realizar todos os sonhos dele e aproveitar esses poucos momentos que meu filho ainda tem com a gente. Ele ficou muito feliz ao conhecer a praia. Como mãe, fiquei emocionada e também extremamente feliz. A presença dos guardas tornou o dia dele ainda mais especial, já que ele sempre sonhou em ser como eles. Com certeza os guardas foram anjos nas nossas vidas”, finaliza a mãe.
Fonte: G1