A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, no litoral de São Paulo, recebeu mais 62 pistolas calibre 380. O armamento foi entregue às vésperas da temporada de verão. Atualmente, 140 agentes já estão habilitados a usar arma de fogo, segundo confirmado pela administração municipal ao G1 neste sábado (7).
De acordo com a Prefeitura de Guarujá, as novas armas se somam a outras 35 entregues em março, totalizando 97 pistolas. No mês passado, a corporação também recebeu 50 coletes balísticos.
O prefeito Válter Suman afirma acreditar na importância de uma Guarda bem equipada e preparada para garantir a segurança da cidade. Foi por meio do Decreto nº 12.381/2017, que foi regulamentado o uso de arma de fogode calibre permitido pela GCM do município.
A prefeitura explica que para ter autorização para o porte, o guarda deve realizar um treinamento técnico de 100 horas para porte de armas semi-automáticas. A instrução é regulada pela Polícia Federal e é composta por duas etapas, uma teórica e outra prática.
Na teórica, os GCMs aprendem sobre legislação brasileira; normas de segurança; conduta; nomenclatura e funcionamento de peças.Já na prática, são instruídos sobre Resolução de Planos, Manuseio e Manutenção. Além disso, realizam o teste de tiro em alvos de silhueta humana, com 20 disparos, e também, em alvos de quatro cores, com 24 disparos.
As atividades são realizadas na sede da GCM e também na Base Aérea de Santos, em Guarujá. O treinamento conta com o apoio da Guarda Civil Municipal de Campinas.
FONTE: G1