Após assumir a Chefia do Estado-Maior do Exército (EME), o General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos passou o Comando Militar do Sudeste (CMSE) para o General de Exército Eduardo Antonio Fernandes nesta terça-feira (28), no salão de honra do Quartel-General Integrado, em São Paulo (SP). Na ocasião, também foi inaugurado o retrato do General Amaro na galeria dos eternos comandantes.
A solenidade foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, e contou com a presença do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo e antigo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires de Campos, além de Oficiais-Generais do CMSE, Oficiais do Estado-Maior e Comandantes de Organizações Militares subordinadas. Face às restrições impostas pelo quadro atual da pandemia da Covid-19, a solenidade foi sem a presença de público.
Nascido em Jaboticabal (SP), o novo Comandante Militar do Sudeste incorporou às fileiras do Exército em 1976 e foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria em 1982.
O General Fernandes foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
Também foi Oficial da Seção de Operações do Quartel-General das Nações Unidas na UNAVEM III (3ª Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola), Oficial de Ligação do Exército Brasileiro junto ao Comando de Doutrina e Instrução (TRADOC) do Exército dos Estados Unidos da América e assessor parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército.
O General Fernandes ainda comandou a 16º Batalhão Logístico, a Base de Apoio Logístico do Exército e a EsAO, além de ter sido 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército, Comandante da 8ª Região Militar e Subcomandante Logístico.
FONTE: EXÉRCITO BRASILEIRO