Uma aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, neste sábado (09/05), Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, transportou 22 cilindros de oxigênio, de Manaus (AM) para São Gabriel da Cachoeira (AM). A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.
O FAB 2802, com o carregamento, decolou da Ala 8 – Base Aérea de Manaus às 16h45 (horário de Brasília) e pousou em São Gabriel da Cachoeira às 18h40. Os cilindros de oxigênio serão empregados no município amazonense para atendimento à população local, no enfrentamento ao novo Coronavírus.
O Comandante do C-105, Tenente Aviador Leonel Azevedo Neto, informou que a tripulação foi acionada na tarde deste sábado e, em apenas uma hora, o avião já havia decolado com os cilindros de oxigênio.
“É uma imensa satisfação fazer parte dessa missão e poder contribuir com o tratamento desses pacientes que necessitam do oxigênio”, continuou.
O Tenente Aviador destacou, ainda, que São Gabriel da Cachoeira depende de Manaus para provimento dos meios necessários para o combate à COVID-19. “Como não há estradas, a viagem de barco duraria muitos dias, contra o fluxo do Rio Negro”, finalizou.
A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus em apoio à população.
As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.
FONTE: FORÇA AÉREA BRASILEIRA.