Com um dos sistemas de saúde mais sobrecarregados entre os estados brasileiros, o Amazonas recebeu ajuda da Força Área Brasileira (FAB), no sábado (2). Oficiais descarregaram mais de 450 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras, luvas e aventais, e 1.080 litros de álcool em gel, além de respiradores e cilindros de oxigênio através de duas aeronaves KC-390 Millennium.
A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa e coordenada com o Ministério da Saúde, faz parte da Operação COVID-19 e do programa “Todos pela Saúde”. Da base aérea, o carregamento seguiu para a central de medicamentos da Secretaria Estadual da Saúde e de lá será distribuído para hospitais e pronto-socorros do estado.
Essa não foi a primeira contribuição dada pelo “Todos Pela Saúde” ao Amazonas desde o início da pandemia. Em abril, uma equipe do Hospital Sírio Libanês esteve em Manaus, onde orientou técnicos da Secretaria de Estado de Saúde quanto à adoção de procedimentos e à elaboração de um plano de enfrentamento da crise sanitária que o estado enfrenta.
O Amazonas registrou mais 339 casos da COVID-19 no sábado (2), totalizando 6.062 casos confirmados do novo coronavírus e o número de mortes subiu para 501. Com 89% dos leitos de UTI ocupados e 55% de ocupação dos leitos clínicos, os hospitais e prontos-socorros só estão atendendo casos muito graves. Também há falta de profissionais da saúde, equipamentos de proteção e remédios.
FONTE: CNN BRASIL