O Governo do Estado de São Paulo enviou, nesta quinta-feira (18), novos respiradores para três cidades do litoral paulista, na Baixada Santista. Os equipamentos são para ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e fortalecimento da rede de atendimento voltado para pacientes com coronavírus.
Em todo o estado, foram enviados pelo governo estadual 129 respiradores para 22 cidades de diversas regiões. Para a Baixada Santista, foram destinados 18 ventiladores pulmonares para as cidade de Santos, Praia Grande e Itanhaém.
Santos já recebeu nesta quinta-feira dez equipamentos, dos quais cinco foram destinados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Leste e outros cinco para o Hospital Vitória. Os respiradores possibilitarão a abertura de novos leitos de UTI para pacientes com a doença. Conforme informou a administração, com o recebimento, a UPA passará para 20 leitos de UTI e, o hospital, contará com 22.
A Prefeitura de Itanhaém também recebeu três respiradores na tarde desta quinta-feira e os equipamentos serão destinado para a UPA da cidade. A unidade não terá novos leitos, no entanto, os equipamentos ficarão como apoio para qualquer eventualidade de uso na emergência, conforme informou a administração municipal.
A única cidade que ainda não recebeu o novo lote de ventiladores pulmonares foi Praia Grande, que espera a chegada de outros cinco novos equipamentos para a UTI do Hospital Municipal Irmã Dulce. Eles serão utilizados em leitos existentes. Ao todo, o hospital possui 90 leitos de UTI, sendo 50 adulto, dez infantil e dez neonatal, além de leitos na rede particular instalada na cidade e que está credenciada junto à rede pública municipal de saúde.
No último dia 12, outros dez respiradores foram repassados para a Prefeitura de Santos e destinados ao hospital de campanha na UPA do Zona Leste. Com o recebimento, a capacidade hospitalar do município subiu para 290 leitos de UTI (adultos e infantis) exclusivos para o tratamento do novo coronavírus. Deste número, conforme informou a prefeitura, 150 são para pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No mesmo dia, Praia Grande também recebeu dez unidades para o Hospital Municipal Irmã Dulce. Além disso, no início do mês, a cidade já havia recebido cinco respiradores do Estado, que também foram destinados para a mesma unidade hospitalar. O município chegou a 278 leitos de UTI, sendo 188 em hospitais de campanha e 90 no Irmã Dulce.
FONTE: G1