Ministério da Educação, por meio da Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares, desenvolve ações para aperfeiçoar as habilidades em língua estrangeira, particularmente, no idioma espanhol, para 80 professores das Escolas Cívico-Militares. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Colômbia, por intermédio de sua embaixada no Brasil.
O Programa de Escolas Cívico-Militares (Pecim) tem como objetivo principal aperfeiçoar o ensino fundamental e médio no Brasil e, é desenvolvido em três eixos: educacional, pedagógico e administrativo. A proposta pedagógica do Pecim tem grande impacto da cultura do corpo discente das escolas.
Por isso, o programa atende à necessidade de impulsionar as atividades que possibilitam maior aplicação de “interdisciplinaridade e contextualização”, que ainda são um grande desafio a ser vencido.
O principal objetivo do Pecim é aperfeiçoar o ensino fundamental e médio no Brasil.
Uma das finalidades do ensino básico é dar uma boa base para a inserção de cidadãos na vida cotidiana, no exercício da cidadania e, também, no mercado de trabalho. Nesse contexto, o aprendizado de línguas estrangeiras destaca-se como um diferencial de grande relevância no Pecim para todos os que desejam estar preparados para enfrentar desafios e encontrar maneiras de promover seu crescimento pessoal e profissional em meio à globalização.
O Pecim é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares até 2023.
Matéria Original: Escolas Cívico-Militares