O deputado estadual Tenente Coimbra (PSL) foi diagnosticado com a Covid-19 em um exame de rotina. Sem apresentar qualquer sintoma da doença, foi submetido a exame para a detecção do anticorpo IgG e testou positivo.
O parlamentar informa que seguiu o protocolo médico, com administração de azitromicina. “Não tomei cloroquina por causa do histórico de problema cardíaco na família, mas o médico informou que se a doença evoluir, poderia vir a tomar”, completa.
Apesar de não ter apresentado sintomas, Coimbra destaca que a Covid-19 é uma doença gravíssima, que já matou mais de 34 mil pessoas no Brasil e contaminou mais de 618 mil. “É preciso adotar todos os cuidados indicados pelas autoridades em Saúde, como usar a máscara, lavar as mãos, não levá-las ao rosto e manter o distanciamento social”, afirma Coimbra.
Além dos cuidados com a saúde, é preciso enfrentar o lado econômico que a pandemia está causando. O país mergulhou numa recessão com a suspensão das atividades industriais e comerciais e a renda dos brasileiros caiu vertiginosamente.
É preciso adotar critérios técnicos que foram elaborados por uma equipe de cientistas para reabertura do comércio. “Precisamos enfrentar o problema com responsabilidade na reabertura gradativa das atividades comerciais. Todos devem cumprir à risca as determinações para garantir que a retomada da atividade econômica aconteça de forma segura”, finaliza.