A woman aims a gun at a gun shop in Sao Paulo, Brazil on January 15, 2019. - Brazil's far-right President Jair Bolsonaro decreed the easing of national gun laws as part of his law-and-order agenda, despite fears it could aggravate already staggering violent crime. (Photo by Miguel SCHINCARIOL / AFP)
Vamos explicar para você como ser um CAC. Muitas pessoas nos chamam nas nossas redes sociais perguntando o passo a passo e quem está habilitado a ter o certificado. Mas antes de tudo você precisa entender o que é CR, Certificado de Registro.
O CR é um documento obtido a partir de um cadastro junto ao Exército Brasileiro, esse certificado dá o direito de exercer diversas atividades tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, entre elas a atividade de Caçador, Atirador e Colecionador (CAC).
O CR atualmente tem validade de 10 anos, podendo ser renovado pelo mesmo período.
Existe alguns requisitos mínimo para se tirar o CR como CAC:
Tendo o CR em mãos, chegou a hora de ser um CAC
Primeiro passo é se cadastrar no SisGCorp, acessando o site e criando uma conta, caso não tenha. Esse sistema é onde você terá acesso aos serviços digitais.
Segundo Passo é anexar todos os documentos obrigatórios no SisGCorpo para a obter o CR (Certificado de Registro) com as atividades de Colecionador, Atirador e Caçador. O processo será analisado seguindo uma ordem cronológica de entrada no SisGCorp. Todos os documentos necessários desse passo estarão em nosso site.
Terceiro Passo é acompanhar o processo, utilizando seu login e acesso na própria plataforma do SisGCorp, quando for deferido, o interessado visualizará o seu Certificado de Registro no sistema. *Documento DO SEGUNDO PASSO
1ª ETAPA – Autorização para aquisição de ARMA DE FOGO por CAC
PASSO 1 – Em uma pasta azul sem elástico, organizar os documentos na seguinte ordem:
1 – Requerimento ao Comandante da 2ª RM;
2 – Cópia do documento de identificação pessoal do requerente
3 – Comprovante de projeto com mais de 30 anos (somente para arma destinada a acervo de COLECIONAMENTO);
4 – Autorização do Cmt/Ch/Dir OM ou OPIP de vinculação (somente para adquirente CAC que seja militar temporário ou na inatividade);
5 – GRU e seu comprovante de pagamento de taxa (01 para cada arma) 25 reais para cada arma
6 – Procuração (se for o caso)
PASSO 2 – Preenchimento da ficha de dados
Realizar o preenchimento do processo e imprimir a “Ficha de Dados” e colocá-la como a PRIMEIRA FOLHA do processo dentro da pasta que está disponível no site:
PASSO 3 – Agendamento e protocolo do processo
Após montar a pasta, realizar o agendamento on-line no SFPC da Região Militar ou em Organização Militar do SisFPC de vinculação do requerente.
Na data e hora agendada, realizar a entrega da pasta para receber seu comprovante de protocolo.
PASSO 4 – Acompanhamento do processo
Para acompanhar o processo protocolizado, ter em mãos o CPF e o número de protocolo.
2ª ETAPA – Inclusão no SIGMA – aquisição de ARMA DE FOGO por CAC na indústria ou no comércio
PASSO 1 – Em uma pasta azul sem elástico, organizar os documentos na seguinte ordem:
PASSO 2 – Preenchimento da ficha de dados
Realizar o preenchimento do processo e imprimir a “Ficha de Dados” e colocá-la como a PRIMEIRA FOLHA do processo dentro da pasta que está disponível no site:
PASSO 3 – Agendamento e protocolo do processo
Após montar a pasta, realizar o agendamento on-line no SFPC da Região Militar ou em Organização Militar do SisFPC de vinculação do requerente.
Na data e hora agendada, realizar a entrega da pasta para receber seu comprovante de protocolo.
PASSO 4 – Acompanhamento do processo
Para acompanhar o processo protocolizado, ter em mãos o CPF e o número de protocolo.