A Baixada Santista recebeu 17 respiradores do governo estadual, por estar na fase vermelha do ‘Plano São Paulo’. O anúncio foi feito em coletiva realizada nesta terça-feira (2) no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo, segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, é ampliar a capacidade hospitalar da região.
Conforme reforçou o secretário, a quantidade de leitos da região foi o que impactou para que ela ficasse na fase 1, vermelha. “Por isso que hoje o governador João Doaria encaminha respiradores para todas as regiões que estão com a capacidade hospitalar estressada”, diz.
No final de maio, o Governo do Estado anunciou a prorrogação da quarentena restritiva por 15 dias, a partir do dia 1º de junho, para a Baixada Santista, Vale do Ribeira e a Grande São Paulo. As três regiões foram consideradas zonas de alerta máximo (fase vermelha) de casos do coronavírus, e com isso deveriam continuar apenas com serviços essenciais abertos.
Porém, os prefeitos da Baixada contestaram e o governo considerou novos dados apresentados pelos chefes do executivo da região, afirmando que então a Baixada Santista poderia estar classificada na fase 2 (laranja), que indica o controle da situação e traz a possibilidade da abertura de comércios com restrições. No entanto, o estado alertou que a situação pode permanecer a mesma caso critérios não sejam atendidos. O anúncio oficial da mudança ou não de fase ocorrerá nesta quarta-feira (3).
No total, considerando as regiões do ABC, Leste, Norte, Oeste e a Baixada Santista, foram 97 respiradores enviados pelo Estado. “Nós vamos seguir avançado com a chegada de respiradores, seguir avançando com a construção de novos leitos e seguir aumentando a capacidade hospitalar das região do estado de São Paulo, sobretudo as mais impactadas”, diz Vinholi.
O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, destacou ainda a importância do isolamento para evitar a proliferação do coronavírus. “É muito importante manter as ações de prevenção ao vírus. Por isso que o governador todos os dias fala com veemência para que todos fiquem em casa e usem máscaras. O isolamento é um dos grandes mecanismos que temos no combate a Covid-19, quando falamos em prevenção”.
FONTE: G1