No dia 25 de agosto, na data de nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, celebramos o Dia do Soldado, ao mesmo tempo em que prestamos justa homenagem ao insigne Patrono do Exército Brasileiro. Reverenciar CAXIAS é uma forma de cultuar a todos os que, por amor à Pátria, lutaram para forjar a nacionalidade brasileira, expulsando o invasor estrangeiro, pacificando os conflitos internos, consolidando a independência, criando o amálgama de credos, raças e tradições, tão necessários para a identidade de uma Nação que deseja ser forte e soberana. Caxias tornou-se um símbolo. No dizer do notável Gilberto Freyre, “Caxiismo não é conjunto de virtudes apenas militares, mas de virtudes cívicas, comuns a militares e civis”.
Pensar no Soldado, naquilo que representa, nas suas ações, por si só, traduz a essência do militar. A vocação e o amor à profissão, o desprendimento, o heroísmo, a disponibilidade permanente e a dedicação exclusiva são características que ficam impregnadas em sua alma e o diferenciam da sociedade como um todo. Nosso povo, há muito tempo os identifica como gente de confiança, séria e profissional. Gente do bem, gente como a gente! O Soldado Brasileiro nada mais é do que o povo de uniforme.
Guerreiros que patrulham os 16 mil quilômetros da nossa faixa de fronteira terrestre, nossos rios, campos, montanhas e florestas, garantindo a soberania do País. Os Soldados do Exército de Caxias estarão sempre atentos e vigilantes, prontos para defender e repelir qualquer tipo de ameaça.
Engenheiros que, de norte a sul, constroem estradas, permitindo a circulação das nossas riquezas. Combatentes da ciência e da tecnologia que se dedicam à pesquisa e ao desenvolvimento de sistemas e materiais de última geração, buscando fornecer modernidade à Força Terrestre.
Soldados da saúde e da logística que atendem com espírito humanitário, levando esperança e conforto à população brasileira nos lugares mais distantes do nosso País, e hoje também, aos nossos irmãos venezuelanos na Operação Acolhida.
Nossa Reserva ativa, forte e unida, é exemplo para as novas gerações. Homens e mulheres de alma verde-oliva, com dedicação integral e exclusiva, permanentemente disponíveis, sujeitos aos rígidos preceitos da hierarquia, da disciplina e da vida militar, que não esmorecem e nem esperam reconhecimento, esse é o nosso soldado.
Orgulho-me em dizer: Somos todos soldados! Parabéns, Soldado Brasileiro.
Matéria original: A Tribuna