A obesidade é considerada uma das Pandemias do mundo moderno. No Brasil, a incidência dessa doença aumentou 72% nos últimos 13 anos, saindo de 11,8% em 2016 para 20,3% em 2019, tornando esses pacientes mais suscetíveis a doenças cardiovasculares graves.
Em relação a indicação cirúrgica, estima-se que 2 e 5% da população tenha indicação de Cirurgia Bariátrica e, diferente do que muitas pessoas pensam, o papel da cirurgia bariátrica vai muito além do conforto estético, pois a obesidade mórbida é raiz de graves problemas de saúde, como o infarto agudo do coração e o derrame cerebral, podendo diminuir a expectativa de vida desses pacientes em até 13 anos quando comparados aos não obesos.
Em agosto de 2021 o Hospital Guilherme Álvaro (HGA) abriu o ambulatório de Cirurgia Bariátrica após a emenda do Deputado Estadual Tenente Coimbra, que possibilitou o começo dos atendimentos e a compra de todo material necessário para a abertura do serviço pioneiro na Baixada Santista. O HGA já atendeu 80 pacientes que estão em preparo para cirurgia. Destes, dez já finalizaram o protocolo, perderam o peso sugerido pela equipe multidisciplinar para o preparo pré-operatório e estão prontos para serem operados. Destes dez, cinco farão a cirurgia nos dias 04 e 05 de dezembro.
A Dra. Mônica Mazzurana, diretora do hospital e coordenadora do serviço, ressalta o comprometimento e a união dos pacientes e da equipe multidisciplinar com o desenvolvimento desse projeto.
“É a realização de um sonho que transforma vidas, pois muitos pacientes estavam esperando há mais de 10 anos por essa oportunidade. A troca de experiências e a gratidão desses pacientes tem sido muito gratificante pra toda nossa equipe.”